Cultura, Qual é o noção de cultura?

A cultura é uma parte do que somos, nela está o que regula nossa convívio nossa informação em sociedade.

Até mesmo a nossa forma de agasalhar está ligada à nossa cultura

Ao lidar da concepção de cultura, a sociologia se ocupa em escutar os aspectos aprendidos que o humano, em contato social, adquire por seu convívio. Esses aspectos, compartilhados entre os seres que fazem secção deste conjunto de convívio inerente, refletem exclusivamente a veras social desses sujeitos. Peculiaridades como a linguagem, modo de se tapar em ocasiões específicas são várias peculiaridades que podem ser determinadas por uma cultura que finaliza por ter como função possibilitar a ajuda a informação entre aqueles que dela fazem secção.

A cultura tem tanto aspectos tangíveis – objetos ou símbolos que fazem uma parte do seu contexto – quanto intangíveis – princípios, normas que regulam o maneiras, formas de religiosidade. Esses aspectos constroem a veras social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações estabelecendo valores normas.

Esses valores são peculiaridades que são consideradas desejáveis ou indesejáveis na atuação das raças que fazem secção de uma cultura, como por ex o princípio da honestidade que é visto como propriedade extremamente apetecível em nossa sociedade.

As normas são um conjunto de memoria formadas por valores de uma cultura, que servem para regular as maneiras daqueles que dela fazem secção. O montante do princípio da honestidade faz com que a desonestidade seja condenada dentro dos limites convencionados pelos integrantes dessa cultura, compelindo os demais integrantes a agir em que é estipulado como “honesto”.

Cultura diferença

As normas os valores possuem grandes variações nas diferentes culturas que observamos. Em pequeno número de culturas, como no Japão, o montante da instrução é tão potente que falhar em exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para a família do aulista. Existe, logo, a norma de que estudar ter bom desempenho acadêmico é uma das mais essenciais trabalhos de um jovem nipónico a pressão social que esse preço exerce sobre este é tão potente que há um extenso número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós, conquanto, a teoria do suicídio motivado por uma falta escolar asemelhava a ser loucura.

Mesmo em uma mesma sociedade podem subsistir divergências culturais. Número reduzido de grupos, ou pessoas, podem ter fortes valores baseados em crenças religiosas, outras prefiram a lógica do progresso científico para assimilar o planeta. A multiplicidade científico é um fato em nossa verdade globalizada, onde o contato entre o que consideramos familiar o que consideramos estranho é geral. Ideologia diferentes, atuação, contato com línguas estrangeiras ou com a culinária de outras culturas transformou-se tão corriqueiro em nosso cotidiano que qualquer problemas paramos para meditar no impacto que sofremos diariamente, seja na acolhimento de expressões de línguas estrangeiras ou na junção de mantimentos exóticos em nossa rotina.

Cultura em alteração

Uma cultura não é estática, ela está em estável alteração conforme os eventos vividos por seus integrantes. Valores que possuíam força acima se enfraquecem no novo contexto vivido pelas novas gerações, a depender das novas necessidades que despontam, dado que o planeta social também não é estático. Movimentos contraculturais, como o punk ou o rock, são exemplos claros do processo de alteração de valores culturais que pequeno número de sociedades viveram de modo generalizada.

O contato com culturas diferentes também modifica poucos aspectos de nossa cultura. O processo de aculturamento, onde uma cultura absorve ou adota certos aspectos de outra a arrebentar do seu convívio, é geral em nossa veras globalizada, onde temos contato quase perpétuo com culturas de todas e cada uma das formas lugares possíveis.